sábado, 4 de outubro de 2014

SOLANGE BOTELHO - UMA ARTISTA MINEIRA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes

A artista em seu atelier em Além Paraíba e ao lado de seu grande mestre Guignard nos anos 40

Faleceu aos noventa anos de idade, no dia 11 de maio de 2014, Solange Botelho - uma das importantes artista alemparaibana, deixando um grande legado para Além Paraíba, Minas Gerais e para o Brasil

Nascida em Além Paraíba no ano de 1924, desde muito cedo Solange Botelho começou a desenhar. Ainda mocinha, participando de uma série de 12 concursos promovidos pelo Ministério da Educação e Cultura, foi vencedora de todos os primeiros prêmios.

Fez também ilustrações para o programa "Tapete Mágico da Tia Lúcia", da Rádio Nacional. Esses desenhos a lápis de cor integraram duas exposições no Rio de Janeiro e figurou na primeira página do "Correio da Manhã".

Estudou desenho e pintura com Alberto da Veiga Guignard e Edith Behring, na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, de 1945 a 1948. Fez viagens ao Peru, África do Sul, Lesotho e Rodésia onde fez inúmeros trabalhos.

De 1965 a 1993 atuou como professora catedrática de Desenho, lecionado "Desenho de Modelo Vivo", na Escola Guignard, de Belo Horizonte. Participou de 14 salões oficiais de Pintura no País e ganhou 5 prêmios importantes. Fez 18 exposições individuais em várias cidades do Brasil. Solange Botelho está representada por seus trabalhos no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte da Pampulha, Fundação Cultural de Brasília e vários outros. Foi a retratista das galerias dos ex-prefeitos da Escola de Arquitetura da UFMG e da Escola Guignard.

Seus trabalhos estão espalhados em incontáveis coleções particulares no Brasil e exterior.


Príncipe Eudes de Orleans e Bragança, óleo sobre tela, 1984.


rleans e Bragança, óleo sobre tela, 1984.