terça-feira, 19 de junho de 2012

COPASA ASSUME TRATAMENTO DE ESGOTO EM ALÉM PARAÍBA.

Em tempos de “Rio+20”, em que as palavras “sustentabilidade”, “qualidade de vida”, “saúde” e “preservação” são umas das mais propaladas, Além Paraíba começa a inaugurar um novo tempo.

Um grande passo está sendo dado, a Prefeitura de Além Paraíba e a COPASA assinaram um contrato com duração de 30 anos, para que os alemparaibanos tenham mais qualidade de vida.

Desde o dia 02 de abril/12, toda a rede de esgoto do Município passou a ser de responsabilidade da COPASA, iniciando um processo que vai terminar com o tratamento de todo o esgoto que ainda é lançado in natura no Rio Paraíba, assim como nos rios Limoeiro e Floresta.

Inicialmente a empresa passa a cuidar da coleta, manutenção das redes coletoras de esgoto, ligações e todas as instalações, além de melhorar o sistema. Um investimento de mais de R$ 20 milhões, incluindo a construção da Estação de Tratamento de esgoto (ETE), que, entre outros benefícios, trará para toda a população uma redução de riscos de doenças; mais saúde e qualidade de vida; preservação do meio ambiente, além de investimentos e desenvolvimento para a cidade.

Sobre a importância desse passo dado pelo Município, de acordo com o professor Klinger Vieira Senra, chefe da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Além Paraíba, “o Município escolheu o caminho socioambiental e optou por trabalhar pela qualidade do meio ambiente, mesmo que a mesma só “apareça”, para alguns, daqui a anos.” 

Ele ainda enfatiza que “neste caminho escolhido estamos resolvendo os problemas de destino final do lixo (o aterro sanitário encontra-se em fase de Licença e Operação) e formalizamos processo junto a COPASA para tratamento do esgoto gerado. Sem entrar no mérito especifico dos aspectos legais, vem o Município cumprir com as determinações das Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos e Saneamento, condições essenciais para a qualidade de vida no Município.”

Ainda de acordo com o professor e ambientalista, “a importância fundamental de evitarmos seu despejo inadequado em rios é que o esgoto doméstico é considerado um dos maiores poluidores de recursos hídricos. A água contaminada por esgoto não apresenta apenas aspecto ruim, ela está mesmo doente. A alta concentração de esgoto doméstico em corpos hídricos pode levá-lo a morte... “matar o rio”! O primeiro passo para evitarmos que isso ocorra é darmos destino adequado ao esgoto, evitar que o mesmo seja despejado diretamente no corpo hídrico.”

O professor Klinger ainda lembra que, com o tratamento do esgoto, estaremos evitando diversas doenças, gerando mais saúde para a população; teremos rios mais limpos, “ressuscitando” cachoeiras urbanas, como a da Banqueta e outras, devolvendo ao Município vários atrativos turísticos, com água limpa que permitirá o banho e atrairá novamente peixes e pássaros para o ambiente aquático, além de oportunidade de empregos, já que uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e todo o sistema para captação e transporte de esgoto, para ser operado, precisa de funcionários. Além das contratações que ocorrerão durante o período das obras.
 
Professor Klinger Vieira Senra, Chefe da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Além Paraíba

Fonte: ASCOM PMAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário